quinta-feira, 19 de maio de 2011

Numa comunhão de abraços...


Se tem algo que me deixa ansioso, planejando o ano inteiro e contando os dias, são os festivais temáticos; geralmente costeiros.
São festivais onde é dado o tema na Sexta-feira e no Sábado à noite deve-se apresentar letra e música prontas. Alguns destes festivais possuem jurados, outros, os próprios participantes votam, e outros, nem voto nem competição.
Tertulias á toda hora... espontâneas, sem pressão. comida à vontade e trago pra se perde!
E Amigos, muitos Amigos e bons momentos...
Sem falar das histórias que ficam!

Mas não é somente um encontro onde só entra convidado, carregando sua barraca e isopor.
Envolve muito mais do que isso.
Diz respeito à amizade, e ao amor que temos pela arte e nossa cultura; diz respeito ao coração e saber andar de pé no chão, de sentar perto da terra e passar o violão de mão em mão; diz respeito ao desapego, à saudade que se sente, e a saudade que se mata; diz da guerra à noite com o mosquito e de dia com a mutuca; diz de poder enfrentar o dilúvio e saber contornar o mormaço; à todas as borracheiras e às poucas ressacas (quédize); diz do cuidado com um amigo, de como estarmos unidos, diz de quanto se é feliz.

São momentos que deixamos o conforto de nossas casas, do carinho das mulheres e do filho da mulher e dos filhos, da comida na hora certa; deixamos o relógio, o celular(!?), e qualquer coisa relativa à horario; para se embretar no mato, se atira no rio, dormir ao meio dia, almoçar à tardinha, não dormir, comer demais, nao ter regras...

Passamos um ano planejando a ida, vivemos estes 4 ou 5 dias numa intensidade barbara esperando que o tempo pare; na volta demoramos uma semana pra recuperar o corpo e o ano inteiro pra recuperar o coração e a alma...

Trago algumas cenas paradas no tempo, resgistradas pela lente mecânica de algum dos amigos.
Infelizmente não poder transmitir em sentimentos toda a intensidade da chapa, ainda...

Taipa
Itaóca - Caiboaté - Uruguaiana












Barranca
São Borja









Canto do Ibicuí
Recanto do Ibicui - Manoel Vianna












Cocho de Sal
Alegrete










Canto do Vacacaí
Tunas - Restinga Seca

               *Vo fica devendo esta foto (até achar, nesta minha organização)


Alegria
O que me motivou a escrever sobre estes festivais hoje foi uma excelente noticia que recebi do Tavares... Vai acontecer em Bagé dias 17, 18 e 19 de Junho o 1° Encontro de Fronteira http://encontrodefronteira.blogspot.com/
Muita sorte aos idealizadores Rodrigo Tavares, Thiago Cesarino e Guilherme J. Batista... Estamos torcendo e em oração pra que tudo de certo. Eu ja confirmei!  #VAMO

E pra melhorar mais ainda, dia 23/junho saio de Uruguaiana junto com o ermão Thiago Souza rumo a Restinga Seca para o 20° Canto do Vacacaí, que maravilha!!!

Abração meus Amigos!!!!

#VamoComDeus

2 comentários:

  1. É fato tudo que dissesse, vou roubar o texto pro meu blog!! hehehehe

    ResponderExcluir
  2. Olá Nelson,

    Eu te conheço de cruzada dos festivais. Nunca parei pra conversar. Mas teu texto e, principalmente, a foto na Itaóca me lembrou meus tempos de Taipa em Ururguaiana. Lembrou da convivência com vários amigos que o tempo afastou. E lembrou também da convivência com um amigo que a vida afastou, o Martinho Pereira.

    Difícil esquecer o riso sincero, os versos tão mais sinceros quanto o seu sorriso. Desde 2007 não participo da Taipa. Mas esse ano, durante os dias em que aconteceu a Taipa dediquei alguns minutos para ficar em silêncio e fiz uma oração para lembrar esse amigo que partiu. E lembrei dos momentos que vivi.

    Peço desculpas por rechear os comentários com as minhas emoções, mas teu texto rebentou a Taipa das minhas emoções.

    Abraço!!

    ResponderExcluir