quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Atalhando o Resumo da Correria



Ao invéz de, na vida, precisar-mos somente de Auto-controle, deveria haver um "Auto-controle remoto"!

Inspirado prelo filme "Click" com o Adam Sandler, que é muito bom diga-se de passagem, me puz a refletir e reinventar um mundo onde realmente existisse este controle remoto numa das minhas tentativas de descançar a mente estes dias; claro que sem todo enredo que o loco fez, que ao contrario de usar para passar o tempo e antecipar resultados, usar para parar o tempo, aproveitar os filhos, amigos o final de semana, e degustar a ansiedade dos resultados!

Começo assim este post, pois tenho notado que deixei muita coisa de lado nestes últimos dois meses, principalmente.
Conseguimos organizar nossa casa, o quarto, o roupeiro, a mesa... mas um das coisas mais dificeis de se organizar é o nosso tempo! Então vamos lidando conforme o tranco da vida e corrigindo os erros e esquecimentos quando pudermos...

... e este post especialmente, serve para corrigir a falta de movimentação no blog, pois fiquei surpreso em ver o quanto as pessoas me cobram por nao ter mais postado ultimamente; e para isto, posto um "resumão" dos últimos acontecimentos...


Casilha da Canção Farrapa em Itaqui
26, 27 e 28 de Agosto



Toquei duas obras do Caine Garcia la do Bagé grande e cantei a Chamarra Campeando Rumos, com letra do Bastinho e melodia do Roberto Carvalho e do Henrique Salgueiro, que classificamos pra  final.



3º Canto Farroupilha de Alegrete
12, 13 e 14 de Setembro



O festival ja nos deu uma judiada de saida por acontecer em pleno inicio de semana... mas sem se apegar a estes "detalhes" tivemos que matar no peito, destampar uma gelada e fazer um assado em plena terça-feira à tarde! A vida as vezes nos judia...

Estava com 3 obras em Alegrete:" Porteiras", uma Toada com letra e música do amigo Silvio Genro,"Aguateiro", um Chote com letra do silvio e música do Afonso Falcão e "Pra ganha as Campereadas", outro Chote, porém la mesmo do Alegrete com letra e música do Marquito Ferreira da Costa!

Era recém terça-feira e estavamos intitulando o festival como 1ª Zebra da Canção, pois ocorreram fatos inusitados nestes dias... Desrespeito por um lado, amigo batendo o carro por outro, Pai de amigo capotando carro...
Porém quando a alma esta leve, a consciência tranquila, os amigos unidos e o clima de arte pura e amizade, nada nos derruba...
...mesmo que Pizzarias, motos, muros e "Lanças Farroupilhas" atravessem nosso caminho, jamais perderemos o bom humor, a esperança na nossa arte e a vontade de tocar e estarmos juntos... #Vamo

Voltando a vaca fria...

Conseguimos classificar as 3 obras pra final e pro disco, o que ja foi uma baita vitória!


Inicio Sessão Agradecimento

Um agradecimento mais que especial ao irmão Ita Cunha, que abraçou duas obras em cima do laço, baixou a cabeça, pego o baxolão, mordeu o beiço e esbofetio as duas obras com o mínimo de ensaio. Talvez por termos nascido no mesmo dia, voltamos a cabeça sempre pro mesmo lado e prozeamos o mesmo idioma... Gracias Ita!
Outra pessoa, e que pessoa, que não posso deixar de agradecer é o grande amigo Duca Duarte, que do seu jeito simples e complexo ao mesmo tempo, transmite calma e alegria no que faz. Amigo de coração puro que nunca se nega em estender a mão, mesmo sendo difícil saber quando ele ta falando serio ou é brincadeira. #TamoJuntoDuduDeDeus!

Ao Moacir D'avila Severo e a Tia Natália pela amizade, pelo "poso" e pela paciência;

Ao Hermeto Silva, Dona Mana, Afonso Jacques Falcão, Renatinho Fagundes e à "Lança Farroupilha", por estes 3 dias de muita estrada, risada, cervejada e guitarreada.

Aos Amigos da vila do Alegrete pela hospitalidade e o carinho de sempre... "NosCristiandos" Fantinel, Tulio Urach e Marquito Ferrera da Costa!

Ao Silvio Genro.
Uma das primeiras emoções foi quando o Silvio me ligou perguntando se eu poderia defender esta obra dele! Mal sabia ele, ate agora, que fazia tempo que eu queria isso, mas "eu" por ser "eu" (entendeu?) nunca iria pedir... Muito obrigado!

Fim Sessão Agradecimento


A segunda emoção deste festival foi efetivamente poder cantar esta obra iniciando os trabalhos do 3º Canto Farroupilha sendo a primeira música de Segunda-feira.
E sem duvida a melhor das emoções, foi poder levantar 3 canecos neste festival;

 

  1. De Melhor Poesia;
  2. Do 1° Lugar;
  3. Da gelada pra comemorar.


3° Candeeiro Poesia e Canção - Uruguaianarrrrr
16 e 17 de Setembro

Chegando na correria do Alegrete, e com pouquíssimo tempo pra ensaiar, bateu o pavor na gurizada...
Mas como eu vinha falando sobre alma leve, amizade e esperança na arte, tudo saiu melhor do que esperávamos! 

Na noite das Poesia dia 16, eu tinha uma poesia de minha autoria que eu mesmo teria que declamar pois a correria me "fez" esquecer de achar um declamador pra ela; e a 15 minutos de começar o festival me cai no colo outra poesia, porem para amadrinhar...

Mesmo sem ter nenhum cacoete nem caibra de declamador, subi ao palco, estufei o peito e deixei que ela fluísse da maneira que eu tinha escrito. Para minha surpresa, ganhei o 1° lugar com ela, "Décimas de um Rio em Portunhol", e mais surpreendente ainda o premio de 2° Lugar Declamador, amadrinhado  pelo 1° lugar dos amadrinhadores Hermeto Silva.

Também amadrinhei a poesia "Andarilho" de autoria do Jorge Claudemir e levantamos o 2° lugar, onde o amigo Douglas ganhou o premio de Melhor Declamador.

No dia 17 era a vez das músicas. 
Toquei "Pobre Rio" do Silvio Genro e do Afonso Falcão, "Pro Avô", letra e música minha, e "Milonga Madrinha" com letra minha e do Thiaguinho Souza e melodia minha; Nesta levantamos um segundinho despretensioso e loco de especial...



Na primeira noite do festival um baita show da Shana Muller que quebro tudo com um "Brinco de Princesa"...
Agora são 03:55 de Terça-feira 20 de Setembro; Acabo de chegar do Show do Erlon Péricles que tava um balaço...

-----------------------------------

Quero deixar registrado também, o trabalho que esta fazendo a nova patronagem do CTG Sinuelo do Pago. Especialmente pelo Patrão Ivoné, pelo Montiel Alemão Goulart e pelo Eraildes, que vem dando o sangue pelo "renascimento" do Sinuelo... Parabéns!

----------------------------------

Dia 23 deste mês, embarcamos rumo a Osório para a Sesmaria, onde vou amadrinhar o amigo Franco Ferreira em uma poesia do Jorge Claudemir!


Bueno, já me estendi demais nesta proza, mas tinha muito a falar, pois a ausência foi longa...


Em seguida largo mais fotos dos eventos!


Espero que gostem, mesmo com esta bíblia que escrevi...
Perdoem algum erro de "portuguêis", pois escrevi em horarios impróprios onde a correria tava pegando ou a cangibrina...
Abraço meus "Amingos"!


#VamoComDeus



.



Um comentário: